Nicho de Mercado-Como Fazer Segmentação de Mercado e encontrar Micro Nichos Rentáveis

 

Você gostaria de encontrar um nicho de mercado que ao mesmo tempo fosse rentável e com baixíssima concorrência?

Muito se fala hoje em dia que em alguns mercados não há mais como se entrar devido ao tamanho da concorrência, o que é,em parte, uma verdade.

Imagine se você pudesse encontrar uma forma de disponibilizar o seu conteúdo que aniquilasse com seus concorrentes ao ponto de deixá-los de mão atadas e fizesse com que eles o procurassem para fechar parcerias ao invés de tentar concorrer com você.

Impossível?!

Então tire a prova lendo o artigo até o final.

 

1.Entendendo a Segmentação de Mercado

 

Uma das melhores formas de se conseguir tornar a concorrência irrelevante é através da criação de um posicionamento dentro do seu mercado.

Mas, o que é posicionamento?

nicho de mercado

como encontrar um nicho de mercado

Sendo direto ao ponto e tomando emprestado as idéias de Al Ries em seu clássico livro “posicionamento – A batalha pela sua mente” nada mais é do que você ocupar um espaço na mente da sua persona de forma que se possível você seja o único

Mas Por que criar um posicionamento?

Imagine que você está querendo aprender a como vender pela internet usando o instagram e diante de você aparece alguns especialistas como os abaixo:

1)Especialista em vendas

2)Especialista em vendas pela Internet

3)Especialista em Vendas Pela Internet Usando o Instagram

Pois é,se você pensou e analisou bem as opções creio que você escolha a 3ª opção visto que é aquilo que você exatamente procura.

E Por que isso acontece?

Por que  quando você faz uma segmentação de mercado isso cria um espaço na mente da sua audiência que é único; transformando todo o seu conteúdo  em algo presente,único,relevante e inesquecível para sua persona.

Nesse momento você já sabe da importância de se segmentar o seu mercado gerando assim o seu posicionamento e conquistando uma parte na mente da sua audiência e agora então surge uma importante pergunta “Como Criar uma Segmentação de Mercado?

posicionamento , segmentação de mercado e nicho de mercado

como encontrar um bom nicho de mercado

Agora então você deve entender que para segmentar um mercado você deve especificar ao máximo o assunto que você deseja publicar conteúdos ao ponto de ter uma persona específica e fazendo assim você consegue entender a mente da sua persona ,descobrir quais são suas dores,problemas e obstáculos que a impedem de conquistar o resultado desejado.

E sabendo disso,todo o seu conteúdo deve ser voltado para a solução de problemas dessa persona específica definida por você através da criação de um posicionamento feito por uma segmentação de mercado.

2.As Vantagens da Segmentação

 

A grande vantagem de se segmentar um mercado ao ponto de se definir um micro nicho(chegaremos lá!) é que o seu conteúdo que agora é único não tem tantos concorrentes ou quem sabe nem há concorrentes.

Outro grande ponto é que esse espaço formado na mente da nossa audiência será usado de forma que o torne único que quando alguém pensar como no exemplo citado acima em “vendas pela internet usando o instagram”seja a sua imagem,o seu conteúdo e todo o seu posicionamento gerado na internet que esteja presente na mente da sua audiência.

Depois que você alcançou essa parte na mente da sua persona e com isso acabando por tornar a concorrência irrelevante chega o momento de gerar valor através do seu conteúdo e isso se torna bem mais fácil quando se sabe exatamente quais são os problemas da sua persona específica e com isso fica muito mais simples também conquistar a admiração da sua audiência.

Fazendo isso e usando estratégias de marketing de conteúdo vender pela internet,sendo você um afiliado iniciante ou experiente, se tornará apenas uma conseqüência de um trabalho bem feito.

Então basicamente você precisa segmentar um mercado escolhido previamente por você ao ponto de se chegar a um micro nicho, e com isso definir uma persona específica ao ponto de produzir conteúdos específicos que resolvam os problemas dessa audiência escolhida.

Mas então o que é um Micro Nicho e como Escolhê-lo?

É o que veremos a seguir…

3.O que é Nicho de Mercado,Micro Nichos e como encontrá-los.

Dentro de um mercado que é algo grande e abrange uma massa maior de pessoas pode-se chegar a pensar que será mais vantajoso a escolha de um mercado devido a uma demanda maior.

Mas isso não passa de um engano visto que quanto maior for a  segmentação de um mercado menos concorrentes você terá além de poder conhecer melhor a sua audiência e poder solucionar problemas específicos dela o que o tornará uma autoridade do ponto de vista da sua audiência.

Em um primeiro momento você segmentará e encontrará um “nicho de mercado” e se continuar a segmentar chegará aos micro nichos.

Então micro nichos são segmentações de um mercado até se  chegar ao ponto em que você consegue ter uma persona específica.

Um exemplo claro disso é o cirque du soleil que por criar algo novo segmentando mercados como o do circo e misturando com teatro,arte entre outras inovações consegue dar a sua audiência uma experiência nova de forma que os tornam únicos para o seu público e por conseqüência sem concorrentes diretos.

Agora que você já entendeu o que é um micro nicho surge uma importante questão:  “Como Definir Um Micro nicho?”

Para isso você precisará seguir algumas etapas que são:

  • Escolher um Mercado( Se não houver idéias , procure no ubersuggest).

 

  • Use o Google Keyword toll junto com o ubersuggest para encontrar segmentações de um mercado ao ponto que você encontre um micro nicho
  • Se você fez a 2ª etapa corretamente agora é hora de avaliar e decidir analisando pós e contras dentro do micro nicho escolhido.

 

Para isso você poderá analisar tópicos como:

 

  • Habilidade em desenvolver o conteúdo que você esteja pensando em começar;
  • Paixão Pelo assunto;
  • Demanda pelo assunto(planejador de palavras chaves);
  • Analisar se há Dinheiro No Mercado;
  • Analisar o nível da Concorrência.

Feito a análise basta decidir qual o micro nicho e começar a estudar, aprender e publicar conteúdos que sejam com real valor para sua audiência.

 

4.Como criar Posicionamento

 

Agora que você já sabe o que é um posicionamento dentro de um mercado chegou o momento de você colocar isso em prática.

E a melhor Forma de você fazer isso é Através do uso de recompensas digitais.

E por que?

Por que em um primeiro momento você deve definir quem é a sua persona, sua audiência.

Quando você consegue saber quem é sua audiência por conseqüência você passa a saber também quais são os seus problemas e obstáculos que o impedem de conquistar o resultado desejado.

Com isso para que você consiga ocupar um espaço na mente do seu avatar é necessário que você produza recompensas digitais que além de solucionar problemas específicos dessa audiência também específica ,definida por você, também gere na mente da sua audiência um lugar específico para o seu conteúdo de forma que o torne único.

Mas Cuidado! Antes de criar sua recompensa digital defina sua persona e a partir daí crie suas recompensas.

Outro ponto a se levar em conta é produzir recompensas digitais excelentes e sensacionais e não algo do mesmo, para que isso o diferencie no mercado.

Dê como recompensa algo que você poderia vender, algo de valor real e sua audiência o terá como referência.

5.Micro nichos e Persona

Agora que você já sabe o que é um micro nicho e como defini-lo é também importante salientar a relação entre micro nichos e personas.

E Por que isso?

Se você escolheu um micro nicho e fez uma boa segmentação ao mesmo tempo você também definiu e segmentou uma persona específica, deixando de lado tantas outras.

Agora você precisa compreender que todo o seu conteúdo deverá ser focado naquela persona escolhida para que assim você consiga ter sempre ter conversões altas.

Com isso quando se deseja ter um aumento em conversões seja em páginas de captura ou de vendas,leitura de um artigo,curtidas, inscritos,não importa,a solução das dores dessa audiência através do seu conteúdo será o fator crucial para que se consiga esse aumento.

E qual é a melhor forma de fazer isso?

micro nichos e nicho de mercado

como encontrar bons nicho de mercado

Definindo micro nichos e personas específicas e solucionando os problemas dela com um conteúdo extraordinário você conseguirá se posicionar e com isso vender pela internet todos os dias.

Outra forma para que você consiga definir uma audiência se você já tem uma lista de contatos é simplesmente perguntando a ela, utilizando por exemplo um formulário no Google drive(gratuito).

Se você não têm uma lista ainda o ideal é que você pesquise em comentários de vídeos do youtube,de blogs,grupos do facebook e fanpages e busque ali problemas a serem resolvidos por você através do seu conteúdo.

 

6.Micro Nichos e Recompensas Digitais

Agora que você já sabe da importância de segmentar e escolher um micro nicho e uma persona e também já tem entendimento de que uma recompensa digital têm a função de solucionar os problemas da sua audiência,partindo desse princípio,chegou o momento em que você poderá separar personas diferentes dentro de toda a sua audiência.

E como fazer isso?

Utilizando várias recompensas digitais específicas!

Quando você distribui variadas recompensas o que acontece é que você agora conseguiu segmentar a sua audiência podendo separá-las em listas diferentes e com isso ter abordagens de conteúdo também diferentes.

Se você não sabe como criar uma recompensa digital que converta visitantes em uma audiência ávida por consumir o seu conteúdo, sugiro que você dê uma olhada no artigo abaixo.

 

ARTIGO SOBRE RECOMPENSA DIGITAL

 

7.Tipos de Nicho de mercado

Há 3 grandes mercados que devido há uma alta demanda são escolhidos por muitos devido ao fato de pensarem que assim suas chances de sucesso serão maiores.

Mas isso não é bem assim! Por que ao mesmo tempo que se tem uma demanda alta têm-se também uma concorrência sangrenta.

Quais são esses 3 grandes Mercados?

  1. Saúde e Bem estar
  2. Relacionamentos
  3. Ganhar Dinheiro

 

Mas então isso significa que não devo entrar nesses mercados por causa da concorrência?

O que você deverá fazer é,e mesmo parecendo repetitivo e enfadonho, mas devido a tamanha importância,é segmentar esse mercado.

Por exemplo suponha que você escolha o mercado de relaciona-mento, se você segmentar você poderá chegar a um micro nicho como “como manter um relacionamento conjugal feliz”

Quer um exemplo prático?

Dê uma olhada nesse canal e repare que ela está dentro do micro nicho citado no exemplo

 

 

Agora que você entendeu a importância de se definir micro nicho vamos analisar se há dinheiro nesse que você tenha escolhido.

 

8.Como Encontrar Micro Nichos rentáveis

 

Para que você consiga encontrar micro nichos rentáveis a melhor forma para que você consiga fazer isso é fazendo uma pesquisa e análise apurada dentro de:

  • Comentários em blogs,canais do youtube,fanpages,etc
  • Pesquisar em sites se compra de infoprodutos como hotmart,eduzz,monetize,etc.
  • Perguntar para a sua audiência, se você têm uma lista, que tipo de conteúdo ela estaria disposta a pagar.
  • Procurar por anúncios no Google adwords ou facebook ads de pessoas que fazem anúncios de micro nichos que você deseja trabalhar também é um indicador de que há dinheiro.

No Hotmart por exemplo a um indicador chamado “temperatura” dentro de cada produto que mostra a quantidade com que aquele produto está sendo vendido.

nicho de mercado

o que é um nicho de mercado

Depois que você fizer isso analise e verifique a concorrência de todos os pontos para saber se vale a pena entrar dentro desse micro nicho ou melhor escolher outro.

Assim você terá conseguido descobrir quais são os possíveis micro nichos rentáveis que você poderá trabalhar neles.

E uma forma também muito eficiente para ver o nível de concorrência, volumes de buscas entre outras informações fundamentais para o seu negócio é com o uso de ferramentas de segmentação de mercado.

 

9.Ferramentas Para Segmentação de Mercado.

Há diversas ferramentas que pode usar para que você consiga mais eficiência ao segmentar um mercado, citarei as melhores.

Ubersuggest:

É uma ferramenta que pode ser usada de forma gratuita e que lhe dará idéias de micro nichos se você ainda não os têm.

keywordtool.io

É uma ferramenta,que também pode ser usada gratuitamente, de escolha de palavras chaves e de análise de volume de buscas além de possuir valores de CPC para quem quiser trabalhar com anúncios pagos.

Planejador de Palavras Chave do Google

Ferramenta bem conhecida pela maioria que serve para encontrar palavras chaves,volumes de buscas,concorrência entre outros dados importantes para um boa análise de mercado.

SEMRush

É uma ferramenta de analise de palavras chaves que concorrência utiliza sendo uma ferramenta importante para quem deseja usar o tráfego orgânico.

Além dessas ferramentas tem o mozbar que é uma ferramneta da Google que embora não seja para segmentar um mercado serve para analisar a que nível está a concorrência por determinada palavra chave, além de saber a autoridade da página,quantidade de backlinks entre outras coisas.

10.Critérios Para Escolha de Um Micro Nicho

Nesse momento você já tem idéia da importância de se segmentar um mercado e decidir pela escolha de um micro nicho, agora você irá ver alguns critérios que podem lhe ajudar a decidir na escolha.

Porém lembre-se de uma coisa: Esses critérios não são uma regra fixa, até mesmo por que alguns pontos que serão citados poderão ter mais peso para você do que outros.

escolher micro nicho e nicho de mercado

o que é nicho de mercado

1.Analise sua paixão pelo assunto,quanto maior mais chance há de dar certo;

2.Verifique as habilidades em desenvolver conteúdos que você já possua;

3.Analise a demanda e a concorrência do micro nicho escolhido usando o Google keyword tool e o mozbar;

4.Veja se há dinheiro nesse mercado da forma explicada nos tópicos acima mas não leve esse fator como o único critério.

5.Pesquise o assunto do micro nicho para encontrar produtos, se não houver e ainda assim houver alta demanda trata-se geralmente de um micro nicho mina de ouro, um oceano azul livre de tubarões(alta concorrência)

 

11.Como acabar com a concorrência com Micro Nichos

A Forma mais simples de se aniquilar com a concorrência como já visto é na escolha de micro nichos e de uma persona específica.

Porém se você deseja dar um passo a mais além de escolher micro nichos você pode publicar conteúdos em mídias de tráfego.

Porém escolha mídias aonde sua audiência está e também publicar  em pelo menos uma mídia diferente da convencional.

Por exemplo se no seu micro nicho o youtube é mais usado você pode criar podcasts,slides para que você se diferencie.

Outra forma de se destacar da concorrência é usar os webinários para gerar valor e engajamento com sua audiência.

Quanto maior for o valor que você transmite para as pessoas que o acompanham e maior a freqüência melhor.

Isso será o nível de engajamento mais você se distancia dos seus concorrentes.

 12.Decidindo o Seu Micro Nicho

 

Você já sabe o que é um micro nicho e como defini-lo além de fazer todas as análises necessárias.

Você precisa decidir! Não Pare nessa etapa do seu negócio, coloque em ação, Decida!

Lembre-se : “Conhecimento sem ação é pura Ilusão”-Dr Lair Ribeiro

 

Finalizando

Você já sabe de tudo o que é necessário referente a escolha de um bom micro nicho.

Mas para ajudar você  a definir,aqui embaixo tem um link de um treinamento gratuito!

Link do Treinamento

Então obrigado pelo seu tempo…

Forte abraço

Tiago ribeiro

Treinamento Gratuito Para Você vender todos os dias como Afiliado Partindo do Zero e Sem Investir em anúncios!

tiago ribeiro

Empreendedor digital, focado em ajudar a você a realizar vendas diariamente na Internet independente do recurso tecnológico utilizado.

Website: http://www.marketingdevaloragregado.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *