Como Gerar Leads e Fazer Sua Primeira Venda Como Afiliado

Tempo de leitura: 25 minutos

Você sabe qual é a coisa mais importante que precisa fazer se você quer realmente se tornar um top afiliado?

Você gostaria de vender pela internet sem ter que precisar ficar investindo sempre em tráfego pago?

Hoje em dia muito se fala em se tornar um “afiliado árbitro” que resumidamente é quando você direciona uma pessoa direto para a página de vendas do produtor.

Não que isso não funcione mas o grande problema disso é que embora você possa fazer uma venda ,ao mesmo tempo, você acabou de perder algo bem mais importante e valioso,sua audiência.

Se você reparar nos grandes “players” do seu mercado, irá ver que eles não investem em anúncios para vender diretamente um produto, mas sim para construir uma audiência.

E Por que isso acontece?

Simplesmente por que sabem que quando se têm uma audiência e se faz um relacionamento além de vender se tornar apenas uma conseqüência poderão também tê-la para sempre e assim vender outros produtos através de um upsell.

como gerar leads
idéias de como gerar leads

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesse exato momento acredito que você já tenha entendido da importância de se construir uma audiência e agora esteja surgindo uma leve dúvida na sua mente.

Mas Como Faço Para Criar Uma Audiência?

Como Engajar as Pessoas da Minha Audiência?

O que são Leads?

Se você quer as respostas para essas perguntas, dentre outras, continue lendo, por que sairá daqui sabendo como ter sua audiência e fazer com que ela deseje comprar de você.

1.O que são Leads

Se você está iniciando um empreendimento na internet e até mesmo se já têm o seu negócio aqui está uma coisa importante que você precisa entender.

Leads são pessoas interessadas no seu conteúdo que disponibilizaram um contato em troca de um conteúdo muito bom.”

Se você reparar no parágrafo anterior irá ver que sinalizei a palavra “pessoas” e isso não é a toa.

A Primeira coisa que você têm que ter em mente é que sua lead é uma pessoa, não são métricas,não são dados,nem emails apenas dentro de um autoresponder e sim,pessoas.

Tendo isso em mente quando você for produzir qualquer tipo de conteúdo terá que pensar primeiro na sua audiência, ou seja no que ela necessita,quais são os seus problemas,dificuldades e obstáculos que impedem ela de conquistar o que deseja.

Partindo desse princípio todo o tipo de conteúdo que for produzir terá que ser para solucionar essas dores e assim dia após dia irá conquistar e fidelizar uma audiência.

Nesse instante você pode ainda ter em sua mente,embora já tenha disposto até aqui ,sobre a importância de se gerar leads.

E mais ainda qual é o “Porquê”,o motivo real,para que gerar uma audiência seja o fator principal de um negócio online.

Então continue lendo e irá entender por que a partir de hoje você deverá focar os seus esforços na criação da sua audiência.

2. Por que gerar Leads?

No tópico anterior você entendeu o que é uma lead e agora sabe que não basta  apenas vender um produto para que se tenha realmente um negócio na internet.

Diante dessa mentalidade,de que leads são pessoas, e pessoas interessadas no seu conteúdo e de que um “négócio online” se baseie na transmissão de valor através de um conteúdo inesquecível,gerar leads se torna muito importante.

Outro fator que empodera a importância de se gerar leads(construir uma audiência) é na geração de tráfego gratuito.

E por quê?

Quando você cria um canal no youtube ou uma fan Page por exemplo, você ainda que não tenha como investir em tráfego pago você terá pessoas assistindo aos seus vídeos ou a suas postagens.

como gerar leads e contatos para lista de emails
como gerar leads por redes sociais

E isso tudo por que agora você têm uma fonte quase que imediata de tráfego, e o melhor gratuita, que são as pessoas que estão na sua lista de emails.

E como as pessoas já o conhecem a tendência é de que esse tráfego quase que instantâneo chame a atenção dos motores de busca  e torne a posicionar melhor os seus conteúdos, sejam vídeos no youtube,artigos no blog ou qualquer outro conteúdo.

Acredito que nesse momento você tenha compreendido a importância de se gerar leads e agora queira enfim saber como gerar leads e quais são as formas de se gerá-los.

Então é isso que verá agora.

3. Formas de Gerar Leads

Existem inúmeras formas de se gerar e construir uma audiência(conjunto de pessoas interessadas=leads).

Algumas trazem pessoas mais interessadas outras menos o que faz com que a ferramenta que você use  seja muito importante quando o assunto é gerar leads.

Basicamente você pode trazer pessoas para sua lista de duas formas:

  1. Com Tráfego Orgânico;
  1. Com Tráfego Pago.

Você poderá criar sua lista com várias ferramentas; cito apenas algumas, que por serem eficientes as tornam mais famosas.

Porém você deve sempre focar na busca incansável por novas fontes de tráfego,independente de ser ela paga ou gratuita.

Então abaixo vão Algumas que poderão ser usadas tanto da forma paga quanto gratuita.

Fanpages

Youtube

Blogs

Mini Sites

Yahoo Respostas

Adwords

Anúncios do Facebook

Instagram

Grupos do Facebook

Outbrain

Taboola


O mais importante nesse momento é você escolher algumas e focar.Enfim , existem inúmeras formas, algumas boas, outras mais rápidas ou lentas.

Muitos falam que você deve estar presente na maior quantidade possível de fontes de tráfego e em parte,concordo.

O grande problema disso,no início, é perder principalmente se você é um iniciante,o foco.

Como Gerar Leads Qualificados e Fazer sua primeira venda como Afiliado
gerar leads,criar audiencia e se relacionar

 

Por isso a melhor escolha se você está começando nesse mundo de “afiliados” é se concentrar em no máximo três fontes de tráfego no qual a sua audiência já esteja presente.

E a forma de se fazer isso é indo até lá e procurar conteúdos semelhantes ao que você quer produzir.

Por exemplo, se você quer saber se sua audiência está no youtube basta procurar por canais de conteúdos semelhantes ao seu micro nicho.

A Maioria  das audiências dos micro nichos,embora isso não seja uma regra, estão presentes em três principais fontes de tráfego e é sobre elas que mostrarei como você poderá usá-las para formar sua audiência.

Então vamos lá…

4)Como Usar o blog para gerar leads

Dentre as melhores formas quando o assunto é formar uma lista de pessoas que seguem o seu conteúdo esta é o blog.

Primeiro devido as inúmeras formas de se colocar capturas de email e segundo por ter um nível de distração cognitivo menor se comparado por exemplo ao youtube ou fanpages.

Então como inscrever pessoas na sua lista?

Primeiro você deve entender que para que as pessoas deixem o seu e-mail você deverá entregar um “conteúdo gratuito”, conhecido como recompensa digital que visa solucionar um problema específico da nossa persona.

Se você quer saber o que é uma persona e como fazer para defini-la convido a assistir ao vídeo abaixo.

Agora que você entendeu o que é uma persona você precisa criar um conteúdo gratuito que resolva um problema dela.

Esse conteúdo precisa ser realmente muito bom ao ponto de que a pessoa fique ávida por querer obter.

Se você quer saber como criar uma recompensa digital que converta visitantes em leads, leia o artigo abaixo, pois ele mostrará em detalhes como Fazer uma Recompensa Digital que realmente converta.

Depois de criada sua recompensa digital, basta que você integre seu blog,com sua recompensa e autoresponder.

Após você ter seu formulário de captura com sua recompensa já integrados com o autoresponder basta que você faça um bom trabalho de seo para que assim as pessoas consigam chegar ao seu site,consumir o seu conteúdo e se inscrever para obter uma recompensa.

Nesse momento você pode estar pensando-“ Mas como Gerar Visitas Para meu Blog para que as pessoas cheguem até minha recompensa?”

Para isso assista o vídeo abaixo  que preparei para explicar uma estratégia simples para você afiliado que ainda não tem tráfego algum.

Vamos ao Vídeo...

5.Usando o Youtube Para Gerar Audiência

Se você quer uma forma rápida de se criar uma audiência essa forma é com o youtube.

Dentre todas as formas a que mais cresce devido a inúmeros fatores como humanização e engajamento e isso faz com que e o youtube seja uma forma excelente se criar uma audiência.

Basicamente você precisa criar um vídeo com a seguinte estrutura:

1)Título ou Headline do vídeo

Tão importante quanto o conteúdo do vídeo ele é fundamental para que as pessoas cliquem no vídeo

Quer saber como criar headlines para os seus vídeos

Então assista ao vídeo abaixo.

2)Crie Miniaturas Chamativas

 Crie Miniaturas que chamem a atenção da sua audiência para que assim as pessoas cliquem mais.

Como Criar Miniaturas para gerar leads
miniatura e gerar leads

Essas miniaturas também poderão ser usadas dentro do próprio vídeo como link externo,que poderá ser direcionado para páginas com recompensas,fanpages,etc.

3)Publique Conteúdos de Alta Qualidade

Dentre todos os fatores esse é o mais importante e o que trará mais resultados em qualquer estratégia que você utilizar.

Trabalhar um bom conteúdo é não somente importante mas também o fator que determinará o seu sucesso como afiliado.

Para isso você precisa saber quais são as dores(=problemas) da sua persona e usar o seu conteúdo para solucioná-los

É através das soluções que você traz para sua audiência que ela verá você como uma autoridade dentro do seu micro nicho e será isso que fará com que você faça vendas como afiliado

Devido a importância disso escrevi um artigo somente sobre como produzir bons conteúdos no blog ferramentas blog, do qual fui colaborador e com o qual você poderá ler no link abaixo.

Link do Artigo

Espero que esse artigo realmente lhe ajude e mostre a você como produzir um conteúdo inesquecível.

4.Faça Um CTA

Muito importante também é que você faça chamadas ao final do vídeo para que a pessoa tome algum tipo de ação que pode ser desde se inscrever na lista até realizar uma compra.

Porém não faça isso em todos os vídeos para que você não passe a imagem de “interesseiro” e sempre querer algo em troca do conteúdo que você disponibilizar.

A dica aqui é fazer uma escala como por exemplo a cada 10 conteúdos gratuitos em 1 coloque uma CTA ao final do vídeo, sempre lembrando de entregar conteúdo de valor anteriormente.

É através dessas chamadas para ação que as pessoas serão convidadas a participarem de sua lista de e-mail em troca de um conteúdo gratuito de alto valor, ou seja, sua recompensa.

Um ponto a se perceber também é que,indiretamente,os inscritos do youtube fazem parte da sua audiência, logo se relacionar com eles através de vídeos também é fundamental e com isso você poderá também convidá-los a fazer parte de sua lista vip.

6.Eventos Ao Vivo pelo Youtube

Outra coisa que influencia muito quando a questão é ganhar inscritos é realizar eventos ao vivo através do youtube.

Faça esse modelo de webinário(seminário na web) com uma boa entrega de conteúdo ou até mesmo uma entrevista e você verá seus inscritos aumentarem.

7.Leads na Fanpage

Assim como os inscritos do youtube, o fãs de sua fanpage são uma audiência que você não poderá desprezar jamais, por isso recompense-as sempre entregando excelentes conteúdos.

Crie Fanpages e gerar leads
criação de fã pages para gerar leads

Além disso você poderá direcionar esses fãs para outras formas de trafégo como vídeos e blogs e dali direcionar essas pessoas para uma página de inscrição com uma recompensa digital.

Fazendo como dito acima você conseguirá ter os seus primeiros leads para assim se relacionar com eles

Um ponto importante a ser notado é que você poderá direcionar os seus fãs direto para uma página de captura com uma recompensa, porém a tendência é de que a taxa de conversão seja muito menor.

8.Leads com Páginas de Captura

Para que você consiga ter sucesso nessa estratégia você tem que antes de pedir para que as pessoas se inscrevam na sua lista oferecer um conteúdo realmente de grande valor.

É a qualidade desse conteúdo que determinará como será a taxa de conversão em inscritos na sua lista.

Por isso foque mais em entregar um Valor real para as pessoas que chegarem até sua página de captura do que apenas inscrevê-las.

Geralmente as pessoas chegam até essa página de inscrição através de uma fonte tráfego, porém se for utilizado tráfego pago ele será de forma direta.

9.Leads em Grupos do Facebook

Outra forma de se conseguir gerar leads é através de uma participação ativa em grupos do facebook e depois de conquistar a autoridade dentro desse grupo você poderá  convidar, através de uma resposta por exemplo, para que a pessoa acesse a um conteúdo externo.

Você pode por exemplo direcionar a pessoa para um vídeo do youtube e a partir daí fazer uma CTA e assim inscrever as pessoas na sua lista.

Mas Lembre-se sem antes ter uma participação positiva dentro desse grupo e com isso conquistar uma autoridade levar uma pessoa do grupo a um conteúdo externo poderá soar como spam, o que é ruim para sua imagem.

10.Leads Com Slideshare

Outra forma e que é pouco utilizada é através compartilhamento de slides dentro da ferramenta Slideshare.

Você pode por exemplo pegar um artigo do seu blog converter ele para pdf no Google drive ou word e depois colocar esse mesmo conteúdo no slideshare.

Como Gerar Leads e vender como afiliado
como gerar leads

 

A Partir daí você poderá colocar links nos slides direcionando tanto para o seu blog quanto para uma página de captura diretamente.

Assim você conseguirá seus primeiros leads com o slideshare.

11)Recompensa e Leads

Se têm uma coisa que influencia diretamente na taxa de conversão de visitantes em leads, isso é,a qualidade da sua recompensa digital.

Mais importante do que a estética de sua página de captura é ter uma recompensa digital que solucione um problema da sua audiência.

Para que você consiga descobrir quais são esse problemas basta que, se você já tem uma lista, mande um e-mail perguntando o que impede ela de alcançar o resultado que ela deseja(de acordo com o micro nicho).

recompensa digital para gerar leads
como criar uma recompensa digita e gerar leads

Esse formulário com as perguntas pode ser feito gratuitamente através do google drive, mas lembre-se de fazer perguntas abertas(com resposta discursiva) e fechadas(resposta sim/não) de forma que você descubra quais são os problemas da sua persona.

Agora, se você não possui uma lista ainda você terá que fazer pesquisas em fóruns,comentários de blogs,canais do youtube,fanpages,grupos do facebook relacionados ao seu mercado ,etc. e colocar essas informações no excel por exemplo.

Com essas informações em mãos você conhecerá quem é a sua persona e com isso todos os conteúdos sejam eles pagos ou gratuitos deverão ser voltados para solucionar os problemas dela.

Daí basta que você crie um conteúdo muito bom que resolva algum problema específico e dê ele gratuitamente.

Se você quer saber como criar uma recompensa digital que converta visitantes em leads,convido você a ler o artigo no qual falo passo a passo como criá-la.

Link do artigo

12) Tipos de Recompensas

Existem inúmeros formatos pelo qual você poderá entregar a sua persona.

Citarei abaixo alguns que convertem mais,porém isso varia de nicho para nicho.

  1. Treinamento em vídeos
  2. Vídeo Aula
  3. Webinário gravado
  4. Aula ao vivo
  5. E-book
  6. Infográfico
  7. Planilhas

13)Tráfego Para Vender?

Como disse no início do artigo existe a possibilidade de você fazer vendas como afiliado direcionando as pessoas diretamente para uma página de vendas.

Porém não há uma construção de audiência e aquela pessoa que você fez a venda,agora não conseguirá mais pois o contato e relacionamento passou a ser com o produtor.

Daí surge uma importante questão.

Gero tráfego para fazer vendas?”

E a resposta é… depende!

Se você quer vender de forma recorrente e construir uma audiência, todo o tráfego,seja orgânico ou pago deverá ser para construí-la.

Agora se você quer fazer apenas uma venda basta gerar tráfego para uma boa página de vendas com boas taxas de conversão.

14)Qualquer Tráfego Serve?

Basicamente exitem duas modalidades de tráfego que são:

Tráfego Orgânico

Você Investe Tempo.

Tráfego Pago

Você investe Dinheiro

Você deve trabalhar com os dois,se possível, porém aqui vão algumas recomendações.

  1. Se você for trabalhar com tráfego pago escolha fontes com boas conversões.

Por exemplo você pode escolher uma fonte de tráfego basedo no custo por clique barato, mas isso não passa de um mito.

E Por quê?

Quando você for escolher uma fonte de tráfego pago, decida por aquela que tenha o menor custo por ação(Venda,inscrição na lista,etc.) e não o valor mais barato por clique.

  1. Quanto ao tráfego orgânico escolha fontes de tráfego aonde esteja sua audiência presente.

Com isso independente se a fonte de tráfego seja barata ou famosa escolha aquela que tenha boa taxa de conversão através dos critérios citados acima.

2.1 Boas Fontes de Tráfego Pago ou Gratuitas

  • Google
  • Youtube
  • Facebook
  • Twiter
  • Slideshare
  • Blogs

Utilize-as e aproveite sempre os conteúdos em todas as fontes.Por exemplo se você escreveu um artigo,compartilhe no facebook,no slideshare e no twiter e depois faça um vídeo relacionado.

15)Leads qualificados- como conseguí-los?

Um ponto importante é a qualidade das pessoas que se inscrevem na sua lista de e-mails.

E isso esta intimamente ligado ao tipo de fonte de tráfego e da segmentação que você fez seja através de um anúncio ou de um título que você colocou em sua recompensa digital.

Por isso sempre escolha fontes no qual você irá ter pessoas mais engajadas e interessadas com o seu conteúdo.

Como Gerar Tráfego Para meu Blog e gerar leads
como gerar leads

E Isso refletirá em tudo, desde maiores taxas de abertura do seus e-mails até maiores conversões em vendas.

16.Tipos de Leads

Basicamente existem três tipos de leads:

  1. Lead quente: aquele que você poderia oferecer um produto instantâneamente que ele compraria;
  2. Lead Morna: é necessário um pouco mais de relacionamento porém ele já têm um pouco de desejo pelo seu produto.
  3. Lead Fria: É a lead no qual ela não sabe nem que têm o problema do qual o seu produto resolve, nesse caso você terá que mostrar isso através dos seus conteúdos.

Agora que você entendeu os tipos de pessoas que se inscrevem para receber os seus conteúdos você precisa atrair visitas.

Se você for trabalhar apenas com tráfego orgânico lembre-se que ele funciona mas leva um certo tempo,e depende que você diariamente cumpra uma rotina de produzir conteúdos.

Após produzir esses conteúdos você terá que,pelo menos no início, promovê-los em mídias sociais como facebook, google+,twitter,slideshare,youtube etc.

O tempo que você têm divida-o e use a metade para promover o conteúdo que você produziu.

Porém se você for trabalhar com tráfego pago algumas dicas importantes você deverá levar em conta como:

  • Hipersegmentar o público-alvo(como o audience insights no facebook ads
  • Faça campanhas separadas para canais,palavras-chave,assuntos e remarketing
  • Saiba exatamente quem é o seu público alvo

17 Vender ou construir uma audiência?

Esse assunto já foi comentado em tópicos acima mas devido a importância o aprofundamento é necessário.

Mais importante do que fazer uma venda é construir uma audiência que seja engajada,ativa e tenha muito interesse no assunto que você produz conteúdo.

E Por que isso?

Por que quando se têm pessoas reais interessadas no seu conteúdo e mais do que isso quando você realmente entrega valor para sua audiência através da solução dos problemas vender passa a ser apenas uma conseqüência.

Por isso se você for trabalhar com tráfego pago ou orgânico tenha sempre em mente que construir uma audiência e se relacionar com ela é o mais importante.

Mas então como construir uma audiência já engajada desde o primeiro dia?

Como deixar  sua audiência ávida pelos próximos conteúdos sejam eles vídeos,áudios ou textos?

E embora parecer repetitivo, maçante e as vezes até mesmo chato, mesmo com isso, a única resposta é Conteúdo de qualidade.

Entregar realmente muita qualidade para o seu público não é apenas bom,mas sim, fundamental para que você consiga ter resultados satisfatórios.

Quer saber qual é maneira mais fácil e rápida de se construir uma audiência?

Como Criar Uma Audiência e gerar leads
gerar leads

Através de eventos ao vivo ou ainda por entrevistas com pessoas de referência e autoridade dentro do seu mercado.

Isso ocorre devido a um maior engajamento entre você e as pessoas que estão assistindo e também ao fato de que elas poderão perguntar e obter respostas quase que na hora.

E isso tudo sempre entregando um bom conteúdo .

Mas como entregar um bom conteúdo que deixe as pessoas ansiosas pelo seu próximo vídeo,artigo,áudio etc.?

Então continue lendo…

18)Como entregar um bom Conteúdo

Umas das coisas mais importantes para que se consiga ter um engajamento com uma determinada audiência é entregar conteúdos relevantes.

Mas o que vem a ser um conteúdo relevante?

Resumidamente um conteúdo é considerado bom e relevante quando esse soluciona o problema de quem representa sua audiência,sua persona.

Link do vídeo

Mas então você poderia me perguntar mas como fazer isso?

Como entregar um conteúdo realmente de qualidade?

Para isso te indico a seguir o passo a passo abaixo:

  1. Conheça muito bem quem é sua audiência, pois assim você saberá que tipo de conteúdo você terá que publicar para ajudá-la
  1. Produza um conteúdo sempre tendo em mente um objetivo(exemplo:leads, conversões,etc.)
  1. Esqueça o dinheiro e foque em ajudar verdadeiramente as pessoas -Muitos sabem disso mas poucos fazem.
  1. Publique com freqüência e engaje com seu público.

19) O Poder dos Micro Nichos

Sabe qual é a melhor forma de se acabar com a concorrência?

Segmentando um mercado até conseguir encontrar um micro nicho para que assim o seu conteúdo seja único .

Quer saber exatamente como fazer uma segmentação de mercado e assim encontrar micro nichos que sejam rentáveis e mais do que isso que acabem por não ter concorrência?

Você poderia me dizer que isso é impossível, mas não é!

E para isso preparei um artigo totalmente detalhado,passo a passo, sobre como encontrar micro nichos que são verdadeiras minas de ouro .

LINK DO ARTIGO

E o melhor é que em sua grande maioria as pessoas que tem interesse no assunto(leads) do seu micro nicho estão quase que abandonados quanto a questão de se ter conteúdos excelentes.

Outro fator a se levar em conta é que ao se produzir e publicar conteúdos dentro de micro nichos, é que, para ranqueá-los,será mais fácil devido a uma menor concorrência porém não se esqueça que este também deverá ter procura.

Mas você poderia pensar.. mas de que forma poderia  gerar leads e vender na internet se ao escolher micro nichos eu estou diminuindo minha audiência?

É o que você saberá a seguir.

20) O grande Segredo de Vender Na Internet

Já imaginou se você decidisse agora vender um produto e com apenas um email enviado várias vendas ocorressem?

Sim isso é possível e para alguns algo comum.

Mas porque isso acontece ?

Por causa de uma simples palavra – Relacionamento.

O grande segredo está no relacionamento que você têm que ter com sua audiência e isso é o que  faz gerar o nível de engajamento que as pessoas terão com você.

No direto seria “ajude as pessoas através do seu conteúdo e elas corresponderão  através de vendas realizadas.

21) Esqueça  que você precisa Formar lista

Uma coisa também muito importante é que você tem que tirar da sua mente que você têm que ganhar dinheiro, que têm que criar uma lista para assim vender para ela.

E Por quê isso?

Por que enquanto você não parar de pensar como um “interesseiro” você não conseguirá produzir com a máxima qualidade que você é capaz,e assim irá sempre entregar conteúdos “meia boca”com algum interesse por trás e mais cedo ou mais tarde sua audiência perceberá e aí poderá ser tarde demais.

O Segredo aqui é se entregar de corpo e alma e entregar sempre um conteúdo como se ele fosse pago.

22) Finalizando

Nesse momento acredito que você tenha entendido da importância de se gerar leads e mais do que isso leads de qualidade.

Se você quer aprofundar o seu conhecimento preparei um treinamento 100% gratuito para que você consiga de uma vez por todas criar o seu negócio online e vender todos os dias na internet.

Link do Treinamento

E lembre-se Nunca deixe de colocar em prática por que se você ficar só lendo artigos,assistindo vídeos ou qualquer outro meio que você use e não por a mão na massa você não sairá do lugar e nunca terá o seu negócio !

Forte Abraco!

Tiago Ribeiro

Comentários

comentário